Projeto 15 dias - São Thomé das Letras - Parte 8 - Versão em português

 Capítulo 7 – Em casa


    Mais uma vez acordei super cedo (3:20 horas) , levantei, olhei para o céu estrelado , tomei um pouco de água e desta vez decidi retornar para cama onde me coloquei a pensar qual seria meu destino nessa manhã? Acabei cochilando e quando novamente olhei para checar o horário já era por volta das 5. Após o café da manhã , fui às minhas obrigações matinais (escrever) e supermercado comprar o que me faltava. Passei grande parte da manhã tentando acertar um translado até o complexo de cachoeiras da garganta do diabo pois a experiência de ontem me mostrou que não valia a pena ir andando. Acabei não conseguindo fazer o acerto pois até então o preço cobrado estava (no meu entender) abusivo. A breve frustração deu rapidamente lugar a aceitação e dedicação aos serviços domésticos: lavar roupas , limpar a casa e preparar o almoço. Do meio para o final da tarde , resolvi caminhar até a toca da pedra furada (outro famoso ponto turístico de São Thomé) com auxílio do aplicativo de localização. Saí caminhando pelas ruas de São Thomé , seguindo a direção apontada pelo aplicativo. Mais uma vez o aplicativo ou minha falta de capacidade em utilizar , me fez caminhar uns 600 metros para o lado oposto à localização do ponto turístico. Quando percebi estava na estrada em rota de saída da cidade , decidi então por desligar o aplicativo e retornar ao apartamento e aí faria uma nova tentativa no dia seguinte. No meio do caminho de volta , tive uma forte intuição de tentar chegar lá (toca da pedra furada) de novo , dessa vez seguindo o trajeto que lembrava da posição que visualizei no mapa antes de sair do apartamento. Fui seguindo por caminhos guiado pelo coração e após uns 15/20 minutos de caminhada liguei o aplicativo para checar minha posição e lá estava eu a 10 metros do meu destino , segui em direção de algumas pedras e logo visualizei “a toca da pedra furada “.

Famoso ponto turístico de São Thomé: “A toca da pedra furada”

    Fiz fotos antes de entrar e até então eu imaginava estar sozinho ali , antes de entrar , talvez sentindo que aquele lugar era “especial “ pedi a benção e abençoei todos que estiveram e estarão ali. Dizem que ali é um portal de forte energia e era final da tarde onde temos as energias potencializadas pelo horário. Poucos passos antes de entrar na toca eu senti que o vento tinha subitamente parado e novamente me ocorreu a sensação de que tudo estava “pausado” , como se naquele momento o tempo e espaço não existissem.

    Difícil traduzir em palavras mas quando eu entrei na toca uma forte sensação de paz , leveza e expansão , principalmente na altura do chacra cardíaco (coração) parecida com a sensação que tive anteriormente na pirâmide e na gruta de São Thomé porém a intensidade era muito maior , era tanta energia em meu chacra cardíaco que dava a sensação de que meu peito explodiria a qualquer momento em paz e amor , eu nunca em minha vida havia sentido algo parecido era grande a sensação de plenitude e naquele exato momento eu me sentia em casa , entremeado a arbustos , gramíneas , barro e areia , no interior de pedras imensas empilhadas eu estava em total conexão com o criador.

    Fiquei um tempo parado , quieto , recebendo aquele presente e contemplando a beleza de tudo ao redor. Talvez impactado por tudo que estava acontecendo eu fiz fotos de dentro da toca que considero as mais lindas de todas capturadas no projeto.

Fotografia capturada no interior da toca da pedra furada (a “entrada")

Fotografia capturada do exterior da toca da pedra furada (a “saída”)


Fotografia capturada no topo da toca da pedra furada

   

 Fiquei um pouco por ali , fazendo fotos e sentido toda aquela “avalanche “ energética até que me ocorreu a ideia de subir no topo da toca. Com um pouco de dificuldade consegui subir e para minha surpresa havia uma pessoa ali manipulando um drone. Fiz fotos daquela posição e fiquei um tempo contemplando a beleza de tudo que me invadia. Passado algum tempo , daquela posição com visibilidade privilegiada , percebi que no horizonte se aproximava um “comboio “ com 4 carros em direção a aquele local , entendi que era minha hora de partir e assim que desci do topo, os carros chegaram e estacionaram praticamente na frente do local , deles saíram pessoas de todas as idades gerando uma algazarra e frenesi que realmente eram a oposição de tudo que eu estava sentindo. No início da minha caminhada de volta , ainda pela estrada de barro que levava a toca , pude ver um casal que vinha na direção da toca e ao me ver (não sei por que motivo) inverteram a rota em 180° passando a caminhar no mesmo sentido que eu caminhava , voltando para o centro da cidade.

     Ao chegar , cansado , tomei um banho e me permiti um breve descanso antes de organizar o jantar. Da janela , vendo por alguns instantes o movimento das pessoas , acabei vendo o Nelson ● e em um impulso pedi para ele esperar um pouco , desci e em uma brevíssima conversa , relatei os avistamentos que presenciei no dia anterior ao que ele falou ser coisa constante em São Thomé. Nós despedimos sem combinar nenhum encontro , resolvi deixar que a energia que faz encontrar se encarregue de um reencontro se apropriado for. A noite eu ainda estava fisicamente desgastado então me limitei a escrever e fui dormir cedo.

☆ Observação importante: Os fatos mencionados neste capítulo realmente ocorreram porém o nome real da pessoa envolvida foi substituído por um nome fictício (Nelson ●) para preservar o anonimato e possíveis constrangimentos .


Playlist do capítulo 7:


Jakob Bro:     ○ Álbum: Pearl River

                        ○ Álbum: The stars are all new songs


Paul Bley / Franz Koglmann / Gary Peacock:        ○ Álbum: Annette



Entrada - Acrílico - 2024



Cafofo


    Buraco na pedra, paisagem amarela de um sol que mói vetores injustos

    Vegetação resistente, conexão abran- gente, pessoas no entorno confusas bus- cam atingir metas e infringem limites 

    Quietude interior, máscaras caem e palavras não são necessárias mas infe- lizmente alguém joga

    Vontade de fundir, ser,permear,carícia de um pente fino que desembaraça cabe- los (pretos e brancos)

    Poente,ponte dourada que o trânsito se faça como necessário pois infelizmente nos arredores,em terra,ar e mar alguém joga

    A destreza dos jogadores os fazem merecedores de um vazio que os envolve como poeira, enfeiando seus contornos 

    Aridez presente, ambiente envolvente,  abrigo antigo, flores magnéticas dissolvem implantes e abrem os olhos 

    Na estrada, subida e descida se tocam , o caminho recebe  explendorosa fauna e flora em harmoniosa devoção 

    Sabedoria milenar se mostra justaposta ao que necessariamente é uma conquista 


Gustavo H.F. de Sousa - Projeto 15 dias (2023-2024) 




Comments

Popular posts from this blog

15 days project - São Thomé das Letras - Part 4 - English version

15 days project - São Thomé das Letras - Part 6 - English version

15 days project - São Thomé das Letras - Part 7 - English version