Projeto 15 dias - São Thomé das Letras - Parte 6 - Versão em português

 Capítulo 5: Desencontro

 

    Hoje amanheceu sem a intensidade dos ventos mas com uma neblina que reduzia muito a visibilidade , exemplificando , todos os dias até então eu conseguia visualizar o cruzeiro do meu quarto (aproximadamente 1km) hoje a visualização era apenas de uma névoa que apesar de não ser muito densa estava presente até nas ruas. Observando de uma perspectiva diferente a neblina até dá um tom mais bonito à cidade pois oculta as torres de transmissão localizadas nos pontos mais elevados. Entrei em contato com o Nelson ● e me coloquei a disposição dele para um encontro e como ele tinha compromissos pela manhã , me organizei para uma caminhada matinal rumo a pedra da bruxa. 

   Fui mais uma vez , pelo caminho que me parecia ser um atalho e evitava o desgaste de subir a escadaria íngreme (mencionada em capítulo anterior), durante a caminhada parei para dar e receber carinho a 2 grupos de cachorros que se aproximaram quando eu estava passando , cada grupo com 2 cachorros de cores diferentes mas todos amistosos , sai da rua pavimentada e fui seguindo por uma trilha de terra até me deparar com uma placa informativa de madeira , já com visível desgaste pelo tempo , na base de uma rocha mais elevada e íngreme que talvez pela erosão dava a impressão de ser constituída por lâminas de quartzito empilhadas. 

   A placa informava que ali era "o portal dos ventos" , com dificuldade , sendo muito cauteloso (pois tinha um abismo bem alto ao lado) consegui subir , fazer algumas fotos , tentar uma meditação (sem sucesso) e contemplar a paisagem magnífica com montanhas no horizonte , pedras e vegetação margeando um desfiladeiro presente no lado oposto ao da minha subida.

Local denominado portal dos ventos


Vista fantástica do portal dos ventos

   A neblina tinha se dissipado e o vento dava pausas mesmo lá em cima , se não fosse pela agitação dos pássaros a sensação seria que a vida mais uma vez estava “pausada”. No momento de retornar a descida se mostrou muito mais fácil porém desci de forma lenta e cautelosa.


Formação rochosa com quartzito em “lâminas”

   Para a volta eu segui para a escadaria íngreme já comentada pois na descida não tinha aquela questão do desgaste envolvido. Retornei relativamente cedo (10:30) e estava me sentindo 100% e muito disposto então tentei o contato para realizar um passeio mas não tive sucesso. Com o almoço já pronto na geladeira , fui fazer a seleção de fotos. A tarde eu tentei 2 vezes em horários distintos o encontro com o Nelson ● mas ocorreu um desencontro , vi a mensagem dele com atraso e quando fui ao local combinado , ele não estava mais lá. Como falei para ele em mensagem enviada à noite , deixemos que o “acaso” se encarregue do encontro como foi na primeira vez , a cidade é pequena e ele compra pães no mesmo lugar que eu , então cedo ou tarde nós encontraremos novamente.

 A noite eu não tive vontade de sair e dormi cedo pois planejava no dia seguinte além da minha obrigação matinal (escrever) uma caminhada até o complexo de cachoeiras da garganta do diabo (ponto turístico a aproximadamente 3,5km daqui)

       ☆ Observação importante: Os fatos mencionados neste capítulo realmente ocorreram porém o nome real da pessoa envolvida foi substituído por um nome fictício (Nelson ●) para preservar o anonimato e possíveis constrangimentos .

Playlist do capítulo 5:

       John Mayer: ○ Álbum: Room for squares

       Nando Reis: ○ Álbum: Voz e violão vol.1

        Nando Reis: ○ O melhor das lives



The wind's homeland - Acrílico - (2024)



A escalada

   A montanha me chamou com sua luz que parece neon a brilhar noite e dia 
   
   Noite sem lua expõe vaga-lumes estáticos pulsando desejos e carentes de manifestações físicas 

   Um caldo repleto de minérios nobres, denso, me reparou as entranhas que sofriam dores de ambientes hostis 

   Dedos, pensamentos e ações vinham e iam clamando por atenção ou perdão em agitações próprias de um  renascimento 

   O sol já se colocava no alto quando pude me expor por completo e adentrar o reino onde um olhar guarda todas as palavras 

   A suavidade de um gesto fomentou a brisa que me envolveu e fez merecedor de asas (senha) possibilitando o acesso ao cume

 Luz de longe chegou deletando vicissitudes de um circuito fechado, amparado por quem não está mais aqui 

   No coração da montanha, em altar de lâminas cristalinas eu depositei um arranjo de lírios honrando àquela que dos altiplanos sagrados concede credenciais.


Gustavo H.F. de Sousa - Projeto 15 dias (2024) 

  
   





Comments

Popular posts from this blog

15 days project - São Thomé das Letras - Part 4 - English version

15 days project - São Thomé das Letras - Part 6 - English version

15 days project - São Thomé das Letras - Part 7 - English version