Projeto 15 dias - São Thomé das Letras - Parte 11

 Capítulo 10 – Revisitando lugares

     

  Impressionantemente tive um sono agitado , com pesadelos , paradoxalmente após a leveza e plenitude sentida ontem nas cachoeiras , despertei cedo e sequer levantei da cama para checar o horário pois estava tudo escuro. Tentei voltar a dormir mas não consegui e assim que vi o mínimo de iluminação nos céus (provavelmente entre 5 e 6 horas) eu levantei e da janela pude ver uma forte neblina nos céus e envolvendo as ruas , a visibilidade estava bem reduzida. Direcionei minha atenção à escrita e ao café da manhã que preparava porém eventualmente minha mente decolava para reflexões , lembranças do que vi e vivi nas cachoeiras , seria meu sono agitado fruto de manipulações energéticas? Lá nas cachoeiras vi pessoas empenhadas na manipulação energética mas eu estava tão integrado àquela exuberância divina que sequer achei necessário comentar no capítulo prévio. Pensei no Sr. Chico Taquara , pessoa lendária aqui de São Thomé das Letras , para uns era um ermitão que vivia em grutas ou tocas e tinha poderes ditos paranormais como conversar com animais e curar , para outros era um guardião de “mundos” intraterrenos que fazem interface com São Thomé. O fato é que vivia socialmente isolado e sumiu do contato com pessoas sem deixar rastro do paradeiro a décadas atrás. Hoje é uma referência em São Thomé com direito até a escultura. Na minha opinião pessoal além disso tudo , representa o quão a sociedade caminha e perpetua intolerâncias e agressividade contra aqueles que fogem de um “padrão “ dito normal.

    Sai do apartamento com água e comida na mochila com o intuito de ir até a toca do Chico Taquara , ponto turístico de São Thomé o qual dizem ser por várias ocasiões um ponto de encontro da lendária pessoa com moradores da cidade. Liguei para o motorista que fez o meu transporte ontem porém ele estava com compromissos e não poderia me atender. Era meu momento de refazer todos os planos que havia feito para hoje , fui até a gruta de São Thomé e mais uma vez senti aquela energia fantástica (chacra cardíaco) , decidi ir ao topo e lá fiquei pouco tempo pois logo apareceram 2 indivíduos que se posicionaram próximos e começaram a fumar , com toda aquela fumaça eu entendi que devia partir e assim tracei meu rumo de retorno à toca do leão

No trajeto rumo a toca do leão , uma parada para registrar o trabalho de abelhas , tão presentes , até nos pontos mais altos com vegetação

     Chegando à toca do leão achei que seria interessante fazer um percurso diferente de ontem e explorar as trilhas em meio a vegetação nos arredores. Numa dessas trilhas visualizei algumas rochas altas posicionadas à direita da toca do leão e então me dirigi até lá e escalei com relativa facilidade onde um pouco abaixo do ponto mais elevado encontrei uma área plana o suficiente para sentar com algum conforto.

Vista do centro da cidade do meu ponto de observação

    O céu permanecia repleto de nuvens , o vento intermitente não estava forte e a temperatura estava na casa dos 19°C , fiz fotos , tentei meditar e assim as horas passaram. Já estava perto das 12 horas quando decidi voltar. No meu retorno , parei em uma padaria para levar os famosos e tradicionais pães de queijo .

     Ao chegar tive uma grata sensação ao ver tudo limpinho , toalhas trocadas junto com lençóis e fronhas , para concluir essa sensação de “limpeza “ , fui direto para o chuveiro tomar um revigorante banho e assim almoçar dentro dessa vibe clean. Depois do almoço tive um descanso e a usual seleção de fotos onde descarto as “piores” das tantas capturadas. Ao longo da tarde fui ao supermercado comprar pães , frutas e verduras e agora no fim de tarde/início da noite faço meu trabalho de escrever ao mesmo tempo que coloco as verduras para higienizar.

     Acho que ainda é um hábito que estou desconstruindo aqui mas quando chega a noite a cabeça logo se coloca a perguntar: “e amanhã?” , a única coisa que obrigatoriamente tenho que fazer amanhã é lavar roupas e escrever , que o destino me leve para onde eu tiver que ir (sem planos) ; ) .


Playlist do capítulo 11


     Dido: ○ Acoustic Performances

     The Beautiful Girls: ○ Álbum: Learn                                                              yourself

                                          ○ Álbum: We’re                                                       already gone



Losing weight - Acrílico - 2024


Gustavo H.F. de Sousa - Projeto 15 dias (2023-2024) 


Perdendo peso 

   No pavimento , compartimentos expostos como fratura , densidades movem-se ladeira abaixo

   Truques temporários contornados e as chegadas trazem verdades maiores , o trânsito continua fluindo como deve ser

   Retornos acontecem por necessidade de sublimação ao que precisa de encaixe preciso no que é perfeito 

   Chegou o momento onde a fumaça não mais oferece abrigo seguro , o imperceptível declina

   Ventos da verdade caminham à galope , rumo aos quatro cantos da minha bússola , enxames de abelhas acompanham

   O subir e descer de ladeiras tonifica o espírito e impulsiona o silêncio de quem enxerga o que move multidões 

   Ilusões encaram clarões de um embrião que recebe filtros de leveza magistral

   Pontes maliciosas colapsam pois o tremor em suas fundações reflete a transposição de limites

   Sinalizadores suspendem atividades à espera de uma diretriz fidedigna 

   A fonte irriga ininterruptamente novos eleitos em pleito galgado em mérito 



Gustavo H.F. de Sousa - Projeto 15 dias (2023-2024) 




Comments

Popular posts from this blog

15 days project - São Thomé das Letras - Part 4 - English version

15 days project - São Thomé das Letras - Part 6 - English version

15 days project - São Thomé das Letras - Part 7 - English version